5 dicas de segurança alimentar para o seu restaurante
- Sim Sistemas de Higiene
- Oct 14, 2018
- 3 min read

A má manipulação de alimentos por restaurantes são pronto de partida para a transmissão de muitas doenças. Sendo assim, é fundamental que o dono proporcione vários quesitos para manter a segurança alimentar do restaurante.
É necessário cumprir alguns tópicos e usar produtos de higiene e limpeza pertinentes, para ter sucesso nesse processo.
Esse também é um fator para se lucrar mais e manter a fidelidade do cliente, pois ninguém voltaria em um estabelecimento que lhe provocou algum mal-estar.
Segurança alimentar em 5 dicas
Pensando nisso, compilamos 5 dicas para o seu restaurante manter a segurança alimentar. Proporcionando melhores condições para os seus clientes.
1 – Nada de acessórios 2 - Organize sua equipe 3 - Gerencie os afazeres 4 - Sobre talheres e pratos 5 – Lembre-se do Estoque

1 – Nada de acessórios
Apesar de ser uma regra básica, certifique-se que sua equipe nunca esteja usando acessórios. Por exemplo, pulseiras, colares, brincos e anéis. Pois podem cair e se misturar junto à comida.
Também não é recomendado o uso de maquiagem. Assim como algum acessório, podem cair pequenas partículas (que não são visíveis) na comida. E mesmo que não possamos ver, elas contaminariam a comida.
Os únicos acessórios que devem ser usados são as tocas, luvas e aventais. Para as pessoas que preparam os alimentos, isso é fundamental.
2 - Organize sua equipe
Separe sua equipe de forma organizada para manter a higiene do ambiente. Não deixe que as mesmas pessoas que mexem com os alimentos também recebam dinheiro dos clientes. Pois o dinheiro é muito sujo e pode conter até 93 tipos de micro-organismos que podem ser transmissores de doenças.
Separe as pessoas em grupos, as vão tratar dos alimentos, as que vão servir os clientes e as que vão receber o pagamento dos clientes.
Dentre as pessoas que vão mexer com a comida, também separe os que vão ficar responsáveis pelos alimentos “frios” e pelos “quentes”. Pois ambos não podem ficar no mesmo local.
3 – Gerencie os afazeres
É importante anotar tudo que precisa ser feito. Não adianta saber as dicas para manter a segurança alimentar do estabelecimento e não fazer.
Para manter tudo em ordem diariamente, anote. Faça uma lista e marque o que já foi feito, isso deve ser feito todos os dias. Fazendo isso diariamente não há como esquecer.
Isso também ajuda a manter o local sempre limpo e é uma precaução para caso a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) chegue para fazer uma inspeção. Sabendo que o órgão não tem data certa para visitas.
4 – Higienização adequada de pratos e talheres
Mesmo a segurança alimentar sendo muito voltada para a comida, é importante de atentar para os talheres e pratos. Pois esses utensílios têm contato direto com os clientes.
Mesmo a comida estando em perfeitas condições de consumo, e os objetos citados não estiverem completamente limpos, doenças poderão ser transmitidas.
Para evitar reclamações e perdas de clientes, fique atento a este aspecto. Limpe os pratos e talheres corretamente, usando água quente e os produtos químicos adequados.
5 - Estoque também é importante
O cuidado no preparo dos alimentos é de extrema importância, contudo, o armazenamento do mesmo também é.
É importante ter um local adequado para guardar seus ingredientes, que devem ser mantidos em suas embalagens originais. Pois elas influenciam na validade do produto.
O local não pode ser úmido ou abafado, pois pode fazer com que bactérias se manifestem e com isso estrague os alimentos. Correndo o risco da Anvisa ver durante uma visita ou de ir para o preparo de algum prato.

BÔNUS: A importância do papel toalha para a higiene
As mãos dos colaboradores que tem algum contato com a comida devem estar sempre secas, pois a umidade aumenta a produção de bactérias. Para isso pode-se usar o Papel Toalha 100% Celulose Sim. Esse tipo de papel é o mais recomendado.
Comments