5 Dicas para você comprar um papel sanitário de qualidade
- Sim Sistemas de Higiene
- Oct 9, 2018
- 3 min read

Ao contrário de que muitos pensam, escolher o papel sanitário não deve ser baseado apenas pelo preço, mas sim pelo seu custo benefício.
Eles não são iguais e há diversos dispostos no mercado, por isso uma boa escolha apresenta um bom desempenho de custo-benefício. Ou seja, qualidade unido de uma economia.
Alguns critérios devem ser observados como a absorção, resistência a umidade, além das ações de descarte, como o caso do papel 100% celulose, que possui um compromisso ambiental.
Por isso muita atenção na compra de papel toalha e o papel higiênico rolão.
A escolha do papel toalha e o papel higiênico rolão

Os papéis sanitários que apresentam as melhores condições de uso são os que possuem uma boa absorção, resistência a umidade, a sua gramatura e a análise microbiológica.
Vamos discorrer especificamente sobre cada um dos aspectos. Confere!
1 Papel toalha e papel higiênico rolão - absorção
Quanto melhor a absorção sem se desfazer maior é a qualidade do papel. Aqueles que são feitos com fibra de celulose virgem são melhores em absorção, além de resistentes a umidade em comparação aos recicláveis.
2 Papel toalha e papel higiênico rolão – resistência a umidade
No caso da resistência a umidade, o papel toalha e o papel higiênico rolão devem ter graus diferentes. Isso porque a toalha deve ter um maior nível de resistência, pois o seu objetivo é absorver o máximo de água por folha.
No caso do papel higiênico rolão, essa resistência deve ser menor a fim de evitar entupimento e acúmulo de resíduos nos canos da rede de esgoto. No exterior onde eles não usam cesto de lixo para jogar o papel higiênico a resistência a umidade é bem menor que os produtos nacionais.
3 Papel toalha e papel higiênico rolão - gramatura
A gramatura faz referência a maciez do papel. Nesse aspecto os papéis recicláveis possuem uma maior aspereza. O papel 100% celulose são muito mais macios.
A maciez do papel toalha é diferenciado ao do papel higiênico rolão sendo o segundo utilizado em áreas mais sensíveis necessita de maior suavidade no papel.
4 Papel toalha e papel higiênico rolão – análise microbiológica
As empresas que fabricam esse tipo de material devem fazer essa análise, a fim de averiguar se há contaminação das folhas. Isso porque eles são usados em pontos sensíveis e que facilitam o contágio de doenças.
5 Papel toalha e papel higiênico rolão – Qualidade do papel sanitário
Existem alguns aspectos que não condizem com a qualidade do material utilizado, um deles é o preço e a brancura do produto.
No geral, o papel que apresenta o menor preço são os recicláveis, porém esse são os de menor qualidade apresentando uma baixa qualidade de absorção, uma baixa resistência a umidade, se dissolvendo rapidamente e deixando pedaços.
Isso é bom para os papéis higiênicos rolão, pois se dissolvem rápido. Porém geram incomodo por ficarem presos a pele e porque se despedaçam.
Possuem uma gramatura baixa na grande maioria das vezes sendo áspero na fricção com a pele.
A brancura não diz nada sobre a qualidade do papel, isso porque são usados recursos que deixam o papel mais esbranquiçado sendo apenas uma forma de maquiar o produto.
Um fator que pode analisado no momento da compra são os relevos e os pontos no papel sanitário. Eles dão maior sensação de maciez, pois possibilitam espaço para que haja ar entre as fibras do papel.
Papéis sanitários - papel toalha e papel higiênico rolão

A escolha de um bom papel sanitário representa uma ótima relação de custo benefício. Priorizar o papel 100% celulose para o papel toalha e o papel higiênico rolão garantem economia e qualidade do produto.
コメント