top of page
Search

A importância do uso do papel toalha e a sua regularização na ANVISA

  • Writer: Sim Sistemas de Higiene
    Sim Sistemas de Higiene
  • Oct 14, 2018
  • 3 min read



O papel toalha é um material indispensável nos termos de higienização de ambientes com grande circulação de pessoas e locais públicos.

A sua importância vem do fato de diminuir os riscos de contaminação e propagação de epidemias.


Em lanchonetes, bares, restaurantes, repartições públicas, hospitais e clínicas o uso dos papéis é ainda mais importante.


Para evitar danos, a ANVISA (Agência Nacional de Saúde) prevê em lei, normas que regem a segurança por intermédios do papel toalha.

Por ele ser descartável o papel toalha ANVISA afirma que ele é mais seguro, pois não há acúmulo de bactérias no ambiente, nem facilita a transmissão para outros indivíduos.

Opte pelo papel de toalha sim. Desse modo você evita futuras multas e dores de cabeça.


Papel toalha ANVISA

As mãos são o maior veículo de propagação de doenças, pois facilitam a contaminação de bactérias, fungos e outros microrganismos. Pode ser por contato direto ou indireto.

Caso uma pessoa doente ou portadora de algum microrganismo tocar em alguém ou em algum objeto tem grande chances de propagar uma patologia. Por isso a higienização das mãos é tão importante.


E dentro dessa prática de limpeza, o papel toalha tem um desempenho ímpar. Pois não adianta limpar as mãos com detergente e enxuga-las em uma toalha de pano, porque naquela toalha vai ter outras bactérias acumulada de outras mãos.

Ou seja, irá contaminar novamente. Assim como os secadores elétricos que não expulsam o resto de microrganismos da mão, apenas retira o excesso de água.

Papel toalha ANVISA afirma que o uso desse material de higienização é indicado por seu descarte e por propiciar melhor a sua limpeza. A utilização de toalhas comunitárias não é permitida.


Hotéis e seus afins, restaurante e outros estabelecimentos que envolve o preparo de comida para comercialização, assim como clínicas hospitalares, repartições públicas, e estabelecimento onde há um tráfego grande de pessoas é necessário a aplicação dos conceitos de higienização.

Papel toalha sim deve ser utilizado.


Papel toalha sim!

Em estudo da UPF Universidade de Passo Fundo no Rio Grande do Sul, foi analisado amostras de dois tipos de papel toalha, o branco e o reciclável.

As amostras usadas para a pesquisa foram de estabelecimentos de saúde da cidade, no qual o objetivo de análise era a quantidade de bactérias que ainda restavam no papel toalha após a lavagem das mãos.


Quinze das amostras eram de papel toalha reciclado e cinco de papel toalha não reciclável.

Após 48 horas de observação os dois tipos de papel toalha estavam empestados por fungos e outros microrganismos nocivos a saúde, com uma grande possibilidade de contágio de doenças infeciosas.

Ou seja, mesmo com a lavagem das mãos há uma grande possibilidade que ainda restem impurezas nas mãos.

Impurezas essas que podem contaminar diversas pessoas e pode levar a uma epidemia e até ao óbito.


E é justamente para evitar isso que o papel toalha Anvisa é indispensável. Sendo recomendado a utilização do papel toalha antes e após as refeições, no preparo de comidas, após a utilização do sanitário, saída e entrada de locais externos, após averiguação manual de pacientes e outros.

Medidas essas que evitam de modo simples a contaminação e a propagação de doenças.


Papel toalha Anvisa determina o seu uso



Para estar por dentro das suas obrigações utilize apenas o papel toalha, assim quando a haver a vistoria por parte da ANVISA o seu estabelecimento estará agindo de acordo com o previsto.

Papel toalha ANVISA é necessário para que haja uma melhor limpeza das mãos, evitando a contaminação e a propagação de doenças.

Papel de toalha sim! Faça uma boa higienização das mãos.

 
 
 

Comments


  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco

CONTATO

 

simhigiene@gmail.com 

Tel: (48) 3034 5343

 

ENDEREÇO

R. Domingos Jalmeno Costa - Fazenda Santo Antônio, São José - SC, 88104-600

HORÁRIOS

 

DE SEGUNDA A SEXTA

09:00 - 12:00

13:00 - 18:00

48  3034  5343
bottom of page